Home arrow Bahia arrow Praias da Bahia arrow Praias de Salvador

Praias de Salvador

Code A primeira capital do Brasil é considerada a cidade mais agitada do Nordeste.

Famosa pelo seu carnaval conhecido internacionalmente, movido pelos agitados trios elétricos e blocos característicos, também apresenta praias lindíssimas, recheadas de muita hospitalidade, acarajé, história e cultura.



Médias de temperatura:


As temperaturas variam de 21°C a 30°C durante o ano. Meses mais quentes: média de 27°C de janeiro a março. Meses mais frios: média de 24°C de junho a agosto.

Fonte: The Weather Channel

 

Code Praias de Salvador


A orla marítima de Salvador é uma das mais extensas do país. Divididas entre cidade alta e cidade baixa, são cerca de 50km de praias.
 
As praias da capital baiana são ricas em diversidade ecológica. Possui enseadas tranqüilas, propícias para mergulho, pesca submarina, natação e esportes à vela, além de praias de mar aberto e grandes ondas, boas para a prática do surfe. Há ainda as praias cercadas por arrecifes, formando piscinas naturais ótimas para crianças. Caracterizam-se também pela presença dos famosos coqueiros, de vegetação rasteira e dunas.
 
As praias de Salvador também tiveram sua importância histórica, pois serviram como defesa no período colonial, com seus fortes como o de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra.
 
As praias servem ainda como palco de festas populares e religiosas. Em Itapuã, em janeiro, os pescadores organizam a lavagem da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Em janeiro, ainda acontecem a Festa da Ribeira e a Procissão do Senhor dos Navegantes, na praia de Boa Viagem (cidade baixa). Em fevereiro, ocorre a Festa de Iemanjá, em Rio Vermelho, considerada a maior manifestação pública do Candomblé no país.

Code Em março, na Ponta de Humaitá, acontece a festa do presente de Iemanjá de Humaitá.
 
O reveillón na praia do Farol da Barra, e em mais 10 pontos da orla, tem sido bastante freqüentado nos últimos anos, oferecendo muita animação, gente bonita, shows locais e nacionais, além da tradicional queima de fogos.

 


vilas do atlantico bahia salvado villas

Praia Villas do Atlântico

A praia fica no município de Lauro de Freitas, na grande Salvador. Tem o mesmo nome do condomínio que fica de frente para a praia. O condomínio Villas do Atlântico é bem conhecido em Salvador.

A praia é pouco frequentada durante a semana, porém fica muito movimentada nos finais de semana. Ela possui uma ótima infra estrutura com muitos quiosques. Os frequentadores da praia são de nível social elevado pois muitos moram no condomínio de excelentes casas.villas do atlantico vilas do atlantico salvador bahia

A areia é fina e tem muitas pedras, embora não se forme piscinas naturais. Pratica-se o surf nas boas ondas de Villas do Atlântico. Inclusive um trecho da praia é conhecido localmente por praia dos surfistas.



Fotos: Alisson Alves  

 

 

 
Praia do Cristo

praia do cristo salvador A praia do Cristo fica localizada entre a praia da Barra e a praia de Ondina. É assim conhecida por ter uma estátua do Cristo posicionada no alto de um pequeno morro.

Ela não é muito frequentada, sendo bastante tranqüila. Possui muitas pedras e piscinas naturais, com a areia da praia fina, de extensão pequena. A praia é muito bonita e vale a contemplação.

praia do cristo salvador



Na praia do Cristo não há barracas ou quiosques. De frente à praia existe o Centro Espanhol, um centro recreativo com uma excelente vista da praia.   

 


Fotos: Alisson Alves  

 


porto da barra salvador bahia

Praia Porto da Barra

Praia pequena e própria para banho. Possui águas calmas e tranparentes. Boa para a prática de esportes náuticos. Nos finais de semana ela fica bem movimentada. 

 
Ela proporciona uma visão para a Baía de Todos os Santos e é um ótimo lugar para se apreciar o pôr-do-sol.



Codefotos salvador brazil




Fotos: Alisson Alves

 

 

 

Praia do Flamengo

Praia reta, com coqueiros e muito frequentada. Com barracas boas de praia. A areia é amarelada e o mar tem recifes e ondas fortes, boas para o surfe.

 

Praia de Stella Maris

A praia de Stella Maris é muito procurada pro surfistas. Tem ondas fortes e recifes. Na praia encontra-se barracas de praia com infra estrutura e bastante movimento. As ondas atraem, além de surfistas, bodyboard e praticantes de jet sky 

 
Praia de Itapuã

Esta praia já foi cantada por artistas como Vinícius, que imortalizou a poesia musical de Dorival Caymmi. Ela é uma das mais bonitas, com seus pescadores e jangadas, e certamente a mais famosa da capital baiana.

O nome Itapuã significa, em Tupi, "ponta de pedra" ou "pedra que ronca". Antigamente existia no local uma pedra que roncava na maré vazante, antes de se partir. Itapuã tem o mar verde, com águas limpas, protegido por arrecifes. Suas areias são claras, há muitas barracas e é cercada por coqueiros.

Antigamente os pescadores da vila local praticavam pesca de baleia, para utilizar o óleo refinado na ilumiação pública. A estátua da Sereia de Itapuã está na parte mais antiga da praia. Nela fica o farol de Itapuã. É procurada para a prática de windsurf. 

 

Praia de Piatã

Praia muito bonita.  A areia é amarelada, aguas calmas e as ondas são fracas. Possui uma área grande de coqueiros.  É boa para banho e esportes náuticos. Piatã é muito badalada, tem muitas barracas e lota nos finais de semana.  

 

Praia de Jaguaribe

Localizada ao norte da cidade, distante 18km do centro, entre as praias de Piatã e Patamares.
 
Jaguaribe é uma das praias mais frequentadas por turistas, principalmente na alta temporada.Fica também muito movimentada pela presença dos moradores e de surfistas.
 

jaguaribe salvadorsalvador bahia

A água é limpa e possui barracas de praia.

Fotos: Jota Freitas - cedidas gentilmente pelo Governo do Estado da Bahia

Praia Pituaçu

Muitos coqueiros fazem parte do visual desta praia. A agua é calma e a areia tem uma coloração amarelada. Possui barracas. Infelizmente a Praia de Pituaçu está poluída.

Porém tem um trecho chamado Corsário que não está poluída e pode-se tomar banho de mar. Entretanto, as ondas são fortes e por esse motivo é bastante frequentada por surfistas.

Praia da Boca do Rio

Está na sua maioria poluída. Infelizmente. Boca do Rio também é conhecida por Praia dos Artistas. Isto porque na década de 1970 era muito frequentada por artistas e tinha um espírito boêmio.Hoje em dia mantém ainda um certo charme em algumas barracas que tentam manter o espírito. 

 
Praia de Armação

A praia Armação em Salvador é pouco frequentada ficando as vezes quase deserta. Porém possui em seu entorno hotéis, restaurantes e um centro de convenções. A praia está poluída. Possui mar agitado com ondas fortes. 

 
Praia Jardim de Alá

Infelizmente esta praia já está poluída. Ela possui mar agitado, areia de uma coloração amarelada e muitos coqueiros onde turistas recebem massagens. Na orla tem também algumas barracas.  


Praia Jardim dos Namorados

A praia Jardim dos Namorados também é conhecida pelo nome de "Chega-Nego". Uma boa infra estrutura de lazer é encontrada aqui, com quadras poliesportivas, barracas, gramado, área para crianças e outros. Para tomar banho tem que se tomar cuidado com as pedras que estão no mar.  

 
Praia da Pituba

No bairro de Pituba fica a Praia de Pituba, um dos locais mais populosos de Salvador.
Está localizada a cerca de 10km do centro da capital baiana. Muito frequentada pelos moradores do bairro, ficando bem movimentada. Entretando não é recomendável para banhos, por estar poluída.

 
Praia de Amaralina

Praia distante 13km do centro de Salvador. Nesta praia sente-se um cheiro característico de algas, iodo e da maresia. Ela possui diversas barracas onde a venda de acarajés faz parte da cultura de Amaralina. 

 
Praia do Rio Vermelho

Rio Vermelho serve de atracadouro a barcos de pesca. Infelizmente é mais uma praia que ficou poluída. Na praia tem algumas pedras e ela é dividida em outras pequenas praias. São elas: Paciência, Mariquita e Santana. Desta , no dia dois de fevereiro, partem os barcos com oferendas a Iemanjá.

 

EMTURSA - Pref. Mun. de Salvador             Alisson Alvesrio vermelho salvador bahia
rio vermelho salvador fotos

 

 

 

 

Praia de Ondina

ondina salvador brasil brazil praias fotosA praia de Ondina, há cerca de 7km do centro, tem muitas opçoes de hotéis e barracas de praia.

Os recifes de Ondina formam piscinas naturais, e o mar tem ondas fortes em um lado da praia e aguas calmas no outro 





praia a ondina salvadorondina fotos








Fotos: Alisson Alves 

Praia do Farol da Barra 

farol da barra salvador bahiaEsta praia é local de comemorações grandes na cidade de Salvador, é um dos pontos onde passa os trios elétricos no carnaval. O Forte de Santo Antônio e o Farol ficam nesta praia.


Foto: Alisson Alves



farol da barra bahia salvador

Farol da Barra conta com muitos bares e restaurantes, e o mar tem pedras e ondas fortes. 


  Foto:cedida pela Prefeitura de Salvador

Praia da Boa Viagem: Esta praia está localizada na Cidade Baixa, distante cerca de 12km ao sul do centro. Da Boa Viagem se tem uma linda vista de Salvador. Antigamente era utilizada para desembarque de mercadorias.


Praia da Gamboa: Distante pouco mais de 1km do centro da cidade, esta praia está abaixo da Av. Contorno.

Praia da Ribeira ou da Penha: Fica na Cidade Baixa, há cerca de 13km ao sul do centro da cidade. Oferece uma magnífica vista de casarões antigos e ilhas.

 

Ilhas de Salvador

 

Ilha de Maré

Está localizada no centro da Baía de Todos os Santos, próxima do Porto de Aratu. Para chegar, toma-se barcos a partir de Salvador, na Praia de São Tomé de Paripe ou Terminal Marítimo. Os barcos partem de hora em hora e o trajeto é de cerca de 30min.

Suas principais praias são: Itamoabo, das Neves, Praia Grande, de Santana e do Botelho ou Oratório de Maré.

Esta belíssima ilha, formada por pequenos vilarejos, é rica em vegetação mas não possui água doce. Em suas casas, rendeiras confeccionam peças em renda de bilro, artesanato tradicional na região. Os moradores são, principalmente, pescadores e artesãos. Há ainda algumas casas de veraneio à beira-mar.

A Praia de Itamoabo, que possui águas transparentes e com temperatura morna,  é o ponto de chegada das procissões marítimas. Há ainda a formação de piscinas naturais. Oferece gostosos banhos de mar e prática de esportes aquáticos. Possui larga faixa de areia. Neste povoado de Itamoabo, está a Igreja de Santana, do século XIX.

A Bacia ou Praia das Neves, fica ao sul da Praia de Itamoabo, e sedia a Capela de Nossa Senhora das Neves, do século XVI, de estilo colonial. Suas águas são calmas, ótimas para mergulho e esportes aquáticos. Com formações rochosas nas areias.

Distante 1km da Praia das Neves fica a Praia do Botelho, também conhecida como Oratório da Maré. Com constante presença de embarcações particulares e de turismo, que partem de Salvador e seguem até um restaurante. Oferece uma belíssima vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. 

 

Ilha dos Frades

Fica praticamente no centro da Baía de Todos os Santos, com cerca de 6km de extensão.

Uma lenda que conta que este nome foi dado à ilha devido a frades que teriam sido assassinados por índios, depois de tentar catequizá-los no local. Possui lindíssimas paisagens, mesmo sendo muito pequena.

É considerada reserva ecológica, possuindo a forma de uma estrela de 15 pontas, com lindas praias, montanhas, coqueirais, cachoeiras e mata nativa, inclusive pau-brasil.

 

Saiba onde ficar em Salvador: www.hotel.com.br/hoteis-em-salvador.html

 

Próximo>