Home arrow São Paulo arrow Praias de São Paulo arrow Praias de Peruíbe

Praias de Peruíbe

Estância Balneária de Peruíbe

peruibeperuibe








Como chegar: Distante 128 km de São Paulo capital pela Rodovia Imigrantes/ Anchieta. Pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), são 172 km de São Paulo, na direção sul.


Antigamente, Peruíbe era a aldeia dos índios Peroíbe. Atualmente, com mais de 52 mil habitantes, a cidade é famosa por suas jazidas de lama negra, utilizada para tratamento de artrites. Possui 358,3 km2 de área e a temperatura média anual gira em torno de 21°C.
Tem como vizinhas, as cidades de Itanhaém ao norte, Iguape ao sul e Itariri e Pedro de Toledo a oeste.

Possui muitos pontos turísticos na cidade, como o Museu Histórico e Arqueológico, as Ruínas do Abarebebê e o Mirante, entre outros.
Como roteiros ecológicos também devem ser visitados, entre outros, a Corredeira do Paraíso, a Cachoeira das Antas e a Barra do Una.

 

Praias de Peruíbe
 
São 8 km de orla com quiosques padronizados e uma boa infra-estrutura turísticas, composta de chuveiros, banheiros, ciclovia, calçadão e estacionamento.
No total, porém, são 32 km de praias.


peruibe spPraia do Caramborê

 

No caminho para a Barra do Una está essa praia quase deserta, especial para alcançar a paz e a tranqüilidade.







guarau peruibe
Praia do Guaraú


Distante cerca de 8 km do centro da cidade, é ótima para passeios aquáticos a bordo de barcos, canoas ou escunas. Com um costão rochoso e rio que desemboca no mar, além de vista para as ilhas de Peruíbe e do Guaraú. Também é boa para o surfe e a pesca. As ilhas do Abrigo, do Guaraú e de Guararetama são boas para a prática do mergulho. Possui construções residenciais e comércio.


costao peruibe sao pauloPraia do Costão

Essa linda praia abriga uma trilha de 400 m de extensão pela mata atlântica. Com saída de água doce (bica) e costão rochoso. Suas águas são tranqüilas, com ondas pequenas. Ao redor existem construções residenciais e comerciais.




Praia de Piaçaguera
Esta praia, que faz divisa com Itanhaém, é utilizada para extrativismo de areia quartizoza. Boa para pesca amadora.

Praia de Tapirema
Possui diversas casas de veranistas, além das ruínas da primeira igreja da Companhia de Jesus no Brasil. Continuação de Piaçaquera.

Praias do centro
As praias citadas abaixo não possuem delimitação física entre elas, são divididas por bairros. Possuem areias finas e escuras. Suas ondas são propícias para o surfe, pesca de arremesso e esportes náuticos. Com hotéis, pousadas, bares e restaurantes. São elas: Maria Helena Novaes, Convento Velho, Belmira Novaes, Star, Beira Mar (Mar e Sol / Icaraíba), Josedy, Boungaville, Estância São José, Casablanca, Oásis, Parque Turístico, Jardim Imperador, Jardim Márcia, Três Marias, Balneário Continental, Nova Peruíbe, Arpoador, São João Batista, Samburá, Flórida, Ribamar, Barra da Jangada, Stella Maris e Centro.

Praia do Índio (do Pesqueiro)
Entre a praia do Costão e Prainha, fica este lugar de acesso difícil, feito por duas trilhas íngremes pelas encostas da serra do Guaraú. Praia bastante preservada.

Prainha
Boa para passeio e pesca amadora, possui uma linda vista panorâmica de toda a cidade, além de ilhas ao redor. Fica entre as praias do Costão e Guaraú, medindo cerca de 345 m de extensão.

Praia da Tatuíra (da Barata)
Praia pequena, fica entre as pedras do costão do Guaraú, e tem como principais freqüentadores pescadores de arremesso amadores. De frente para o mar aberto.

Praia do Guarauzinho
Com costões, cachoeiras e mata tropical atlântica, essa pequena praia agreste fica à margem direita do rio Guaraú. Por pertencer à Estação Ecológica Juréia Itatins, é utilizada somente para pesquisas científicas e educação ambiental.

 


Praia da Baleia
Entre as encostas do Guarauzinho e do Arpoador, é bastante pequena. Seu nome é devido a uma baleia que chegou às pedras arremessada pelo mar a cerca de 90 anos. Até hoje a praia guarda vestígios de alguns ossos do animal. Acesso por trilha entre a mata.


Praia do Arpoador
Com duas cachoeiras, essa praia possui beleza singular. Com acesso por trilha, pertence à Estação Ecológica Juréia Itatins.


Praia do Parnapuã
Com acesso por trilha após atravessar o rio Guaraú, a praia pertence à Estação Ecológica Juréia Itatins. Praia praticamente deserta, onde moram apenas três famílias caiçaras, é utilizada somente para pesquisas científicas e educação ambiental.


Praia Brava
Praia ótima para a prática do surfe, pequena e de mar bravo.


Praia do Juquiazinho
Pertencente à Estação Ecológica Juréia Itatins, tem acesso pelo rio Guaraú. Suas águas são transparentes, calmas e de ondas médias. Lindo visual selvagem.

Praia Preta
Com acesso pelo caminho histórico do Imperador, é referência nas cartas náuticas.


Praia do Caramborê
Faz parte da Estação Ecológica Juréia Itatins, com acesso pela estrada Guaraú ou pela trilha do Imperador. Praia sem construções, de mar calmo e cristalino. Muito bem conservada e de rara beleza.

Praia Desertinha
Com acesso pela estrada do Una, é localizada na Estação Ecológica Juréia Itatins. Com ondas constantes e de tamanho razoável. Somente utilizada para pesquisas científicas.


Praia da Barra do Una

peruibe sp

Às margens do rio Una, está essa tradicional vila de pescadores. Obviamente, é boa para a pesca. A praia é bem preservada, pois pertence à Estação Ecológica Juréia Itatins. Juntos estão presentes o mar, o rio, a vegetação de várzea, de mangue, de restinga, dunas e mata, compondo uma bela paisagem.

 

 

peruibe spperuibe sao paulo

 







Fotos: Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe


Onde ficar em Peruíbe: (http://www.hotel.com.br/hoteis-em-peruibe.html

 

Saiba mais sobre a cidade: (www.cidades.com.br)

<Anterior   Próximo>