Home arrow Santa Catarina arrow Praias de Santa Catarina arrow Praias de São Francisco do Sul

Praias de São Francisco do Sul
São Francisco do Sul Imprimir

Essa ilha, situada no litoral nordeste de Santa Catarina, é historicamente reconhecida por ser a terceira cidade mais antiga do Brasil. Possui um Porto, que move a economia local durante o ano, sendo que no verão a atividade turística é muito forte.

Existem várias opções de bares e restaurantes de frutos do mar, além de excelentes condições para a prática de diversos esportes náuticos, surfe e banho de mar.

Dados gerais: A cidade possui um pouco mais de 36.000 habitantes, valor que quadriplica no verão!

Possui 13 praias, uma baía com 14 ilhas, o continente com trilhas e cachoeiras em meio à Mata Atlântica, além de construções históricas.

Como chegar: Fica distante 188km de Florianópolis, 164km de Curitiba e 45km de Joinvile.

 Praias da ilha:

Itaguaçu
Como chegar: Fica à 16km do centro da cidade.
O que fazer: Possui extensa faixa de areia, mar agitado de ondas fortes e pontos de repuxo. Com muitas casas de veraneio. Há um morro no canto esquerdo da praia, chamado João Dias, cuja areia ao seu pé é muito procurada para tratamento do reumatismo.

Ubatuba
Como chegar: À 16km do centro de São Xico, separada de Itaguaçu por um pequeno morro.
O que fazer: O mar é agitado e bastante procurado por surfistas, além de banhistas que gostam de ondas. Com espaço para a prática de esportes de areia, principalmente o vôlei, inclusive sediando campeonatos no verão.

Enseada
Como chegar: Fica à 20km do centro da cidade.
O que fazer: Essa é a praia mais famosa da ilha, e a que oferece a melhor infra-estrutura para turistas. Em formato de ferradura, as águas são calmas e quase sem ondas. São oferecidos passeios de escuna e banana-boat, além de aluguéis de pedalinhos e caiaques.

Praia do Molhe
Como chegar: Passar por um pequeno caminho ladeando o Terminal Maritmo da Petrobrás e o Morro da Enseada, no final da praia da Enseada.
O que fazer: Essa praia pequena e bastante reservada possui algumas rochas na areia, além de um costão recoberto de mata nativa. Suas ondas fortes atraem muitos surfistas. Também é boa para a prática da pescaria de arremesso.

Praia da Saudade (Prainha)
Como chegar: Ladeada por dois costões.
O que fazer: É a praia mais procurada para surfe, onde acontecem campeonatos da região. Também é conhecida por ser o point da noite, com muitos bares badalados no verão. Em um dos costões que a ladeiam fica o mais importante sambaqui de São Francisco. Praia em forma de ferradura.

Balneário de Capri
Como chegar: Distante 19km do centro, com 6km de estrada de chão. Entre a Boca da Barra e a Praia do Forte.
O que fazer: Sua praia é tranqüila, as águas são calmas, excelente para descansar. O Iate Clube do local é um dos maiores do estado. Também há ruínas de um antigo leprosário, onde os doentes eram isolados da sociedade.

Praia do Forte
Como chegar: Fica à 17km do centro de São Francisco do Sul.
O que fazer: Bastante procurada pelos turistas no verão. Com uma colônia de férias militar, dividida por uma mureta no início da praia. Em seu lado direito, as ondas são calmas e a areia escura é utilizada no tratamento do reumatismo. No lado esquerdo, as águas são agitadas, boas para o surfe. Essa região (à esquerda) é conhecida como Sumidouro.

Praia Grande
Como chegar:
O que fazer: Abriga o maior campeonato de pesca de arremesso do sul do país. Praia mais extensa da ilha, com 25km de extensão praticamente desertos. Surfistas costumam utilizar o canto esquerdo da praia de mar grosso.

Praia do Ervino
Como chegar: Localizado no canto direito da Praia Grande, próximo ao canal do Linguado.
O que fazer: Com pouca infra-estrutura para turistas, mas muitas casas de veraneio.

Praia dos Ingleses
Como chegar: Ao lado do Porto de São Francisco do Sul, a praia mais próxima do centro da cidade.
O que fazer: Praia pequena, voltada para a baía de Babitonga. Junto das praias da Figueira, do Salão e do Calixto, forma o conhecido Balneário de Paulas.

Praia da Figueira
Como chegar: Continuação da Praia dos Ingleses.
O que fazer: Praia adequada à prática de esportes náuticos, com uma marina movimentada.

Praia do Salão
Como chegar: Praia pertencente ao Balneário de Paulas
O que fazer: Com águas calmas e rasas, é muito freqüentada por banhistas.

Praia do Calixto
Como chegar: Pertencente ao Balneário de Palmas, a última praia.
O que fazer: Nela fica a mais importante comunidade pesqueira. De lá saem os frutos do mar servidos em diversos bares e restaurantes da região.

Próximo>